Sintonize sua vibração

16:38:00

Oie gente, queria começar a postagem de hoje pedindo desculpa por não ter postado o texto da última sexta-feira, mas devido aos fatos tristes que aconteceram na semana eu não consegui ter ânimo e criatividade para vir dizer algo a vocês. Assim, julguei melhor dar a pausa necessária para conseguirmos processar tudo melhor e para respeitar o momento de luto pelo qual o país passou. 
Seguindo este momento de continuarmos indo em frente e o objetivo de compartilhar sempre coisas boas aqui no nosso quintal, resolvi trazer um conjunto de 10 "conselhos" budistas que uso como filosofia de vida e que nos ajudam muito a ter vidas mais felizes:
1. A dor é inevitável, o sofrimento é opcional: ou seja, nós não controlamos tudo o que ocorre em nossas vidas e por vezes coisas ruins acontecem, porém depende de nós a forma como vamos compreender os fatos e buscar lidar com isso.
2. Alegrai-vos porque em toda parte é aqui e tudo é agora: a vida trata-se do hoje e do agora, jamais devemos ficar nos martirizando pelos acontecimentos passados, muito menos por possíveis eventos futuros. Viva o hoje, aproveite o agora, trabalhe com o que tem e não perca seu tempo pensando nas diversas possibilidades que existiriam se algo tivesse sido diferente ou no que ainda pode acontecer.
3. Tenha cuidado com o exterior, bem como seu interior, porque tudo é um: somos seres compostos de corpo físico e alma, precisamos cuidar igualmente e atentamente dos dois. Buscar qualidade de vida que envolva atividades para a saúde corporal e mental. Coma bem, pratique exercícios, medite.
4. Melhor usar pantufas do que tentar colocar tapete no mundo: O caminho para as mudanças que queremos empreender está sempre dentro de nós mesmos; sejamos a mudança que queremos ver no mundo!
5. Não ferir os outros com o que causa dor a si mesmo:  essa é uma regra básica para estabelecer relações sociais saudáveis e honestas, o bom e velho "não faça para os outros aquilo que não gostaria que fizessem para você".
6. Não é mais rico quem tem mais, mas quem precisa menos: eu amo essa, pois vivemos insatisfeitos com o que temos, almejando sempre mais e mais, com isso, não adianta quanto tivermos seremos eternos insatisfeitos e descontentes. Não se trata de acomodar-se e não ter sonhos, mas de aprender a se sentir mais plenos com o que temos e menos necessitados de coisas supérfluas (confesso que é a orientação mais difícil de seguir para mim).
7. Para entender tudo, é preciso esquecer tudo: Precisamos compreender que estamos  - ou deveríamos estar - em uma eterna aprendizagem e reforma íntima de tudo o que somos e sabemos, para poder de fato aprender coisas novas e nos superarmos precisamos constantemente nos despir de nossos pré-conhecimentos, hábitos e julgamentos.
8. O ódio não diminui ódio. O ódio diminui com o amor: Pode ser cliché mas jamais combateremos ódio, violência com mais ódio e desunião. Temos que aprender a lidar com as limitações dos que nos cercam e com as nossas próprias limitações de modo que a compaixão supere a ignorância e os maus sentimentos.
9. Dê, mesmo se você tiver muito pouco para dar: A melhor coisa que você pode fazer por si mesmo é exercitar a generosidade, o desapego, o compartilhamento e a gratidão. Além disso, esse pressuposto é complementar ao quinto, pois se não devemos fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem, devemos em contrapartida buscar realizar atitudes que gostaríamos de ver sendo praticadas em relação a nós mesmos. 
10. Se você pode apreciar o milagre que mantém uma única flor, toda sua vida vai mudar: Por fim, se aprendermos a aproveitar cada pequeno milagre que nos acontece e amá-los exatamente pelo que são, estaremos evitando as causas dos nossos principais sofrimentos, frustrações e desapontamentos.
Sendo assim, depois dessa pausa e dos momentos pelos quais todos nós passamos, tentei trazer um mini guia de como levarmos a vida de maneira mais leve, saudável e feliz. Vamos aproveitar este final de ano, período de renovação e união para realizarmos as transformações que desejamos e reforçar nossas esperanças!
Vocês também têm suas filosofias de vida? Querem compartilhar comigo? Vamos transmitir uns aos outros ideias e dicas de como aproveitar melhor esse presente e aventura chamada vida.
PS.: O site Razões Para Acreditar compartilhou esta lista há um tempo atrás e desde então as interpretei dessa maneira que descrevi acima e venho melhorando bastante enquanto pessoa e também a minha maneira de me relacionar com o mundo. Espero que ajude a vocês também!
Beijos, Jeh.

You Might Also Like

0 comentários